Abhogi

    Sautana Ghara Ja
    Tala: Ektaal
        Música: Moinuddin e Aminuddin Dagar
        Letra: Moinuddin e Aminuddin Dagar
    

Toda a música na Índia, Sul ou Norte, traça a sua linhagem a fontes antiquíssimas. Caminhos diferentes são explorados, em tempos, sítios e escolas diferentes, e por vezes mais tarde se juntam.

Raga Abhogi, e a composição aqui, ilustram isto.

Abhogi é um exemplo (raro) de um raga da música Carnática (a do sul da Índia) que tem muita aceitação na música Hindustani, não por causa da escala, mas sim do caminho da escala descendente. É frequentemente chamado “Abhogi Kannada” por causa de um gesto na escala descendente que tem em comum com a família de Kannada ragas, por exemplo Darbari Kannada, Sughrai, Nayaki Kannada.

A composição que costumo tocar é também um exemplo raro; uma canção em forma métrica de Khyal (a forma mais moderna, introduzida no século XVIII), mas composta por músicos de Dhrupad (forma musical mais antiga), os “Senior Dagar Brothers”:

Pode ouvir um deles a cantar Abhogi na forma mais tradicional de Dhrupad aqui:

Um pequeno exemplo para mostrar a diferença entre estilo Norte (Hindustani) e estilo Sul (Carnática), neste raga: Um dos grandes violinistas da música Carnatica que também tocava música Hindustani (a do norte da Índia). Aqui claramente em estilo Hindustani: M S Gopalakrishnan.

Para contrastar com o estilo do sul, música Carnática, Lalgudi Jayaraman. As minhas primeiras aulas na Índia foram com ele, em Madras (cidade hoje em dia chamada Chennai). Foi grande violinista, cantor e compositor - de muitas canções muito apreciadas ainda hoje. Aqui toca uma composição de Thyagaraja (1767-1847), um dos compositores mais influentes da música Carnática.