Stephen Bull

Violino e Composição

SB

Stephen Bull, desde os anos ’80 tem tocado violino com a maioria das orquestras britânicas especializadas na música antiga.

Nos anos ‘80 começou em Londres a estudar a música clássica do sul da Índia, onde o violino, desde o início do séc. XIX, tem um papel central. Criou em 1995 o programa 'Purcell to Pallavi' apresentando o mesmo com o lendário Karaikudi Mani.

Residente em Portugal desde 1995, foi activo na edição e direção da música portuguesa do séc. XVIII, principalmente com a orquestra Capela Real; obras de Avondano e outros, e óperas de Teixeira, uma apresentada no T.N. Dª Maria II, outra editada em CD em 2008. Leccionou violino na Academia de Stª Cecília 1996-2009, e na Escola Superior de Música, Lisboa música de câmara 1998-2011.

Em 2006 recomeçou o estudo de ragas, agora da música hindustani, a do norte da Índia. Desde 2007 até o presente estuda com uma das mais eminentes cantoras indianos, Subhra Guha (recentemente premiada com a Sangeet Natak Academy Award pelo governo da Índia), e teve formação também de Vijay Kichlu e da violinista indiana Drª N Rajam.

O elo entre aluno e professor na música indiana é duradoura; continua aulas com Subhra Guha, na Índia, Europa, e nos EUA, e, desde a pandemia, online - uma oportunidade de estudar e desenvolver formas musicais indianas tradicionais, mas muito compatíveis para usar na internet. Tem tocado na Índia várias vezes desde a sua estreia em 2010 em Calcutá, apresentado por Subhra Guha.

Desde 2011, com a forte recomendação da sua professora, dá aulas de música indiana (até 2019 no Templo Hindú, Telheiras), ao mesmo tempo desenvolvendo um repertório grande de canções indianas com textos em português. Estas são o núcleo do repertório apresentado desde 2013 pelo grupo de músicos agora chamado Luso Sangeet.