Riky Choudhuri

Flauta indiana

RC

Engenheiro de software, formado em Filosofia Analítica, baseado em Londres, cheguei à música clássica indiana relativamente tarde na vida depois de uma formação a estudar e tocar concertos da música clássica europeia.

Inspirado pelas gravações do grande tocador de bansuri (a flauta de bambú indiana) Pt Hariprasad Chaurasia, comecei a experimentar com bansuris que os meus pais tinham acumuladas ao longo dos anos, embora até a altura não tinham ser tocados. Iniciei o curso de estudos no Bharitya Vidhya Bhavan - uma escola cultural indiana sediada em Londres, em 2006. Lá conheci e comecei a receber formação do meu guru Sri Clive Bell na música Khyal, e continuo a aprender com ele até aos dias de hoje.

Também estudei a música Dhrupad no estilo Dagar da vocalista Smt Prakriti Dutta que está sediada em Kolkata, Índia, e incorporar esta estética mais austera no meu estilo de tocar.

Tendo tocado previamente o clarinete, experimentei com um dos seus precursores, o Chalumeau, que, embora mantendo um timbre parecido ao da bansuri, tem uma projeção muito mais forte. Desde 2022 toco num bansuri de fibra de carbono que é menos sensível às mudanças climáticas, tem afinação alterável, e um som mais maleável do que a bansuri tradicional.

Na minha música, prezo a primazia da interpretação de Raga, a sua elaboração metódica, e procuro desenvolver novos padrões musicais para abrir um maior leque de ragas que podem ser tocadas em instrumentos de sopro.

Continuo, desde 2011 a visitar Portugal regularmente para participar no projeto Luso Sangeet.